Quem sou eu

Minha foto
Professor, coach, teólogo, palestrante e terapeuta. Formado em Teologia pela UMESP, em produção de TV comunitária pela UNESCO, credendiado como coach pelo Institudo Novo Aprendiz, graduando em psicanalise pela Nucleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas, graduando em ciências da Religião pela UMESP e Licenciado em História.

sábado, 12 de setembro de 2015

13 sinais de você pode estar com depressão

13 sinais de que você pode estar com DEPRESSÃOAlteração do humor


A Depressão é uma das doenças mais preocupantes do mundo, e que vem crescendo. A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 350 milhões de pessoas sofrem desse mal. A depressão é considerada por muitos como a doença que mais te deixa incapacitado, impedindo você de realiza qualquer outra atividade.
No Brasil, em 2014, quase 22 mil pessoas receberam auxílio do governo para tratar a depressão. Em casos extremos, a depressão pode levar ao suicídio. As mortes causadas pela depressão cresceram 705% no País, em 16 nos (contabilizando suicídios e problemas de saúde decorrentes do estado depressivo).
A depressão tem muitos sinais e sintomas, tanto físicas quanto emocionais. Quanto mais cedo diagnosticada, mais fácil de ser tratada e curada.
A depressão é uma doença que pode afetar qualquer pessoa, estima-se que 350 milhões de pessoas no mundo são afetadas por algum tipo de depressão. Muitas vezes, a depressão é confundida com tristeza e os afetados pela doença acabam não procurando tratamento.
1 – Você sente dor
Thinkstock
Depressão e dor compartilham alguns dos mesmos caminhos biológicos e neurotransmissores. Cerca de 75% das pessoas com depressão sofrem de dor recorrente ou crônica.
Um estudo canadense revelou que pessoas com depressão foram quatro vezes mais propensas a sentirem dores intensas no pescoço ou dores lombares do que aqueles que não estavam deprimidos.
A depressão também está relacionada à processos inflamatórios. Doentes crônicos ficam mais deprimidos, bem como os indivíduos deprimidos tendem a desenvolver doenças infecciosas. No entanto, alguns medicamentos também podem desencadear a depressão.

2 – Você não sente ânimo pra nada

É normal às vezes não sentir vontade para sair de casa em um dia ou outro, mas para as pessoas que estão deprimidas não existe motivação, seja para o trabalho, para exercícios ou para socializar com os amigos.
Esse comportamento “zumbi” é um indício de depressão, e pode começar a fazer você se afastar das pessoas que estão ao seu redor.

3 – Alterações de peso
Alterações de Peso 8 sinais de que você pode estar com depressão Vida Sim
A depressão pode resultar em alterações no seu peso, a começar pela falta de interesse em alimentos e falta de apetite. Mas o contrário também pode acontecer: comer muito pra preencher suas disfunções emocionais.

4 – Problemas para dormir
Thinkstock
Assim como com o apetite, as mudanças físicas podem continuar se alterando extremamente.
De um lado, você pode se descobrir cansado e querer dormir o dia todo, enquanto outras pessoas, podem se encontrar sem sono, noites e noites dormindo muito mal e pouco, ou madrugadas inteiras acordadas.
A depressão também causa alterações no sono das pessoas, de duas formas: alguns se queixam de falta de sono; outros, reclamam que, mesmo dormindo por várias horas, ainda se sentem cansados e sem energia.

5 – Raiva e Irritabilidade
iStock

Encontrar-se continuamente deprimido, pode te tornar extremamente frustrado, e te fazer manifestar-se com raiva.
A raiva é a depressão voltada para dentro. É necessário ter muito cuidado com este sinal, que pode afetar também as pessoas ao seu redor e arruinar completamente o seu dia.

6 – Dificuldade de concentração
Shutterstock
Você não consegue mais se manter focado, demora horas para fazer algo que normalmente faria em minutos? Luta para conseguir se concentrar mas seus pensamentos estão sempre longe? Sente constantemente como se estivesse sem energia mental e emocional?
É hora de procurar ajuda.

7 – Alcoolismo
Alcoolismo 8 sinais de que você pode estar com depressão Vida Sim

Cerca de 40% das pessoas que têm depressão sofrem de alcoolismo. O uso de drogas ilícitas e medicamentos sujeitos a receita também são formas comuns que alguns lidam para escapar das suas emoções.
Esse fato não apenas mascara o problema, mas causa danos maiores, como doenças no fígado e a piora dos episódios depressivos.

8 – Falta de desejo sexual e diminuição da Libido
Desejo 8 sinais de que você pode estar com depressão Vida Sim
A falta total e completa de interesse sexual pode ser (mas não é sempre) uma característica de depressão.
Se você está em um relacionamento, esse sintoma de desinteresse total pelo sexo pode fazer você se sentir ainda mais culpado, com auto-aversão e insegurança, o que pode também agravar ainda mais a depressão.
Pessoas com depressão também sofrem de uma redução no interesse pelo sexo e do prazer sexual. Geralmente isso é causado pela própria apatia em que a pessoa se encontra, fadiga e com sensação de perda de energia.



9 – Passar muito tempo remoendo situações difíceis.


Getty Images

Ficar triste depois de um acontecimento negativo é normal, mas a tendência de supervalorizar esses acontecimentos pode ser um sinal de depressão.



10 – Atividades que antes eram prazerosas perdem a graça

A depressão reduz a capacidade de sentir prazer das pessoas. Além disso, elas tendem a se enxergar como alguém sem valor, indesejável ou inadequado, se irritando com facilidade e tendo crises de choro inexplicáveis.



11 – Diminuição do aproveitamento profissional

Shutterstock






Lentidão de raciocínio, e até de movimentos, fazem parte dos sintomas da depressão. Pode haver dificuldades de memorização e de concentração.




12 – Casos de depressão na família

A hereditariedade é um forte fator no desenvolvimento da depressão. Filhos de pais que tem ou tiveram depressão têm um risco maior de também desenvolver a doença.


13 – Passar muito tempo de luto

Getty Images
A tristeza resultante do luto por uma ente querido pode indicar depressão quando se estende por mais de duas semanas. Ainda assim, alguns profissionais consideram normal um período de luto de até seis meses.
TEREPIA, COACH PESSOAL E PALESTRANTE  19-991507366



Nenhum comentário:

Postar um comentário